OBJETIVO

OBJETIVO DO BLOG

PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES VOLTADAS À LEITURA E ESCRITA VISANDO A MELHORIA DE NOSSA FORMAÇÃO, A FIM DE APRIMORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM A LEITURA E A ESCRITA JUNTO AOS ALUNOS, ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM AS HABILIDADES BÁSICAS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: FALAR, OUVIR, LER E ESCREVER E AS RELACIONADAS AOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS.



BUSCAR CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PESQUISAS PERTINENTES AO ASSUNTO EM QUESTÃO, PARA QUE TENHA SUBSÍDIOS ARGUMENTATIVOS NA CONFECÇÃO DO TEXTO.



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O PRAZER QUE LEVA À MORTE

  Artigo de Opinião           
A propaganda entra em nossos lares e interfere nas preferências de consumo, conduzindo o indivíduo volúvel à práticas, que, às vezes, levam à conseqüências indesejáveis.
            O adolescente e o jovem são o alvo da propaganda pela imaturidade, característica própria da idade e do sentimento de potencia, perante os atritos do cotidiano.
            Uma cena que mostra um jovem consumindo uma bebida alcoólica bem gelada, ao lado de belas mulheres, um carrão, uma mansão, produz a sensação de que se ele beber, vão aparecer todas essas vantagens na vida dele. ( E )
            Este quadro somado a alguma insatisfação pessoal, acrescido à carência e à insegurança formam o elo que conduz à embriaguez e todas as conseqüências que esta produz: euforia e desespero; sensação de poder e fracasso; amizades e separações, e o pior – alguma doença provocada pelo “ inocente” álcool que pode levar à morte. ( CC )
            Portanto, a propaganda de bebidas alcoólicas tem um poder fulminante na vida dos jovens: muda valores plantados ao longo do tempo pela família, destrói sonhos profissionais e afetivos, separa a vida em dois ciclos, o antes e o depois, sendo o depois, a tragédia não esperada. Sou totalmente contra propagandas que exaltam as bebidas alcoólicas. Se fosse possível anulá-las, preservaria muitas vidas.
                                                                                                                  Meire

O TRABALHO E A DIGNIDADE

 Artigo de Opinião 
           
              O trabalho traz dignidade ao homem, conduzindo-o à autonomia que assegura desvendar os horizontes da vida, tanto no aspecto material, quanto no emocional, trazendo o sentimento de poder, de valorização, que produziu algo em beneficio dele e do próximo.
            Essa produção está ligada à origem da vida, o ser humano precisa trabalhar para sua subsistência e para os demais que com ele convivem. Desfazer essa ideia ultrapassa os valores sociais e resulta em um sentimento de impotência  diante à existência. ( P )
            No Brasil, desde 2000, ficou proibido o trabalho aos menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz. A execução dessa lei levou muitas crianças e adolescentes às ruas, praticando vandalismo, furtos, pichações, brigas e todo tipo de violência, por isso é melhor a criança e o adolescente trabalhar, que ficar na rua cometendo esses delitos. ( E )
            Existe também o lado financeiro, pois muitas famílias necessitam aumentar a renda com o dinheiro trazido por eles. Apenas os pais sustentando a casa é insuficiente, diante do alto custo de vida. ( C C)
            Todos os radicalismos devem ser evitados, se a família necessita da renda produzida pelo adolescente, que este o faça de acordo com a sua capacidade física, dentro dos limites da idade dele e nunca esquecendo que a formação educacional é muito importante e não deve ser desprezada em virtude do trabalho.  Sendo assim, ele terá subsídios de crescer e exercer sua cidadania.
                                                                                                                                                      Celia Regina

BELEZA NAO É FUNDAMENTAL

              Artigo de Opinião
             É fácil perceber, nos dias atuais, que muitas pessoas fazem o impossível para seguir o padrão estético de beleza apresentado pela mídia.Buscam, de forma intensa, o corpo ideal, a vestimenta que o valoriza, o corte de cabelo que moldura o rosto, a forma correta de caminhar, e até mesmo o pensamento é trabalhado de forma a mostrar a perfeição em pessoa.
            Tantos atributos, mas será que são fundamentais? Envolvidas na busca desses valores, outros são esquecidos como a paz interior, o controle emocional, a sabedoria, a solidariedade, a harmonia. Definitivamente, somente os primeiros atributos não garantem o “ viver feliz”, por mais que a mídia pregue o contrário. ( C C )
            O nosso poetinha maior – Vinicius de Moraes – já dizia “ As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental. Mesmo na descrição homérica, a beleza de Helena é ressaltada, pois atribui-se a ela o conflito de Tróia, então o questionamento em torno da beleza divide opiniões, porque muitos a procuram e nem sempre são felizes quando as tem.( A )
            Por isso é preciso que a pessoa tenha maturidade e saber o quanto a mídia está interferindo em sua vida, e se essa interferência é benéfica ou não. Ter como modelo os radicais de beleza pode acontecer a perda da identidade de ser atuar.
                                                                                                                 Dulce